Afinal, o que é ESG?

Imagem adquirida em Vecteezy
É uma abreviação para Environmental, Social and Governance, que se refere a três áreas fundamentais de práticas sustentáveis.
É uma abordagem que visa integrar considerações ambientais, sociais e de governança nos negócios de uma empresa, para criar valor sustentável para seus stakeholders e para a sociedade como um todo.
A implementação do ESG pode ajudar a empresa a gerenciar riscos, reduzir custos, melhorar a reputação da empresa, atrair e reter talentos e fortalecer relacionamentos com stakeholders. Ao integrar as práticas ESG em suas operações, as empresas podem criar valor de longo prazo, reduzir riscos, atrais e reter talentos e melhorar suas relações com investidores, funcionários, clientes e comunidades locais.
Mas o que significa ESG?
O “E” do ESG, se refere aos aspectos ambientais relacionados à empresa e sua operação, como emissões de gases de efeito estufa, uso de recursos naturais (como água e energia), gestão de resíduos, poluição, biodiversidade e mudanças climáticas.
O “S” do ESG, se refere aos aspectos sociais relacionados à empresa e sua operação, como direitos humanos, práticas trabalhistas (como saúde e segurança no trabalho), diversidade e inclusão, engajamento com a comunidade, privacidade e segurança de dados.
O “G” do ESG, se refere aos aspectos de governança relacionados à empresa e sua operação, como transparência e responsabilidade, estrutura de liderança e governança corporativa, ética empresarial, gestão de riscos e compliance.
Exemplos reais de políticas ambientais bem-sucedidas:
Indicação de leitura:
“O “planeta azul”, morada dos seres humanos, animais e plantas ainda é o único disponível para a vida da forma como se conhece. Por isso, mais do que nunca, é necessário cuidar dele como a única forma de garantir a sobrevivência dos seres vivos. E, adicionalmente, exemplo da Fábula de Esopo da “galinha dos ovos de ouro”, é também a única maneira de se obter os recursos e riquezas necessárias para a evolução da sociedade humana.”
Trecho do Livro “ESG: O presente e o futuro das empresas” (Editora Vozes) do autor Ricardo Ribeiro Alves - Administrador, Doutor em Ciência Florestal.